Notícias | PAPAGOIABA
Secretaria de Saúde de Barra do Piraí confirma primeiro caso de varíola dos macacos
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na noite desta terça-feira, 4, o primeiro caso de varíola dos macacos em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
O paciente, de 60 anos, procurou atendimento médico no dia 20 de setembro e desde então permanece isolado em sua residência no distrito da Califórnia.
Em nota, a Saúde Municipal informou, que está monitorando parentes que tiveram contato com o paciente, que segue em tratamento sem necessidade de hospitalização.
Transmissão
A “varíola do macaco” é uma doença transmitida pelo vírus Monkeypox. Entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. Os casos recentemente detectados apresentaram uma preponderância de lesões na área genital.
A erupção cutânea passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, com posterior cicatrização. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. O período de incubação é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Em caso de suspeita da doença, o paciente deve ser isolado até o desaparecimento completo das lesões. O tratamento é baseado em medidas de suporte, com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e sequelas.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
467 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários