Notícias | PAPAGOIABA
Filhotes de lobo-guará são resgatados em sítio na área rural de Resende
Dois filhotes de lobo-guará foram resgatados no domingo, 7, após o proprietário de um sítio na região da Capelinha, área rural de Resende, no Sul fluminense, entrar em contato com a Guarda Ambiental informando sobre os animais, aparentemente, abandonados pela mãe, possivelmente, afugentada por cães que vivem na localidade.
Ainda em fase de amamentação, os filhotes foram levados para a Agência Nacional do Meio Ambiente de Resende (AMAR), onde passaram exames e foram encaminhados pelo veterinário Flávio Jacob para o programa de reabilitação de animais silvestres no zoológico de Volta Redonda, onde eles serão preparados para o retorno ao habitat natural.
Lobo-guará
Segundo pesquisas do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, o lobo-guará é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção. Diferentemente de outras espécies de lobos que vivem em matilha, é um animal de hábito solitário. Sem a agressividade dos primos da América do Norte, o lobo-guará é curioso e pode se aproximar dos centros urbanos assustando algumas pessoas.
FOTO/reprodução - Lobo-guará
A proximidade do seu habitat com regiões urbanas colabora para casos, onde o lobo-guará é visto como predador de animais domésticos. Na terça-feira, 9, um lobo-guará adulto foi flagrado por câmeras de segurança tentando "roubar" uma galinha em um sítio de Piraí, no bairro Toca do Lobo.
O Lobo-guará é um mamífero da ordem Carnivora, que pertence à família Canidae, assim como os cachorros, os lobos, os coiotes, as raposas, entre outros. O seu nome científico é Chrysocyon brachyurus, sendo o único representante do gênero Chrysocyon, endêmico da América do Sul. É considerado o maior animal da família Canidae, com cerca de 80 a 90 cm de altura, até um metro de comprimento e pesando de 20 a 30 Kg.
Os jovens lobos-guarás em idade reprodutiva (fêmeas com um ano e machos com dois anos) formam casais e se reproduzem no outono, entre os meses de março e junho. Os filhotes nascem no período do inverno e primavera, que contempla os meses de maio a setembro.
FOTO/reprodução – Os animais estão saudáveis,
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1153 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários