Notícias | PAPAGOIABA
Exame confirma que menino de 8 anos morreu de febre maculosa em Sapucaia
Em Sapucaia, no Centro-Sul fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde informou, que o resultado do exame PCR realizado com o material colhido de um menino, de 8 anos, que morreu no início de setembro após passar dois dias internado no Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, cidade vizinha, detectou a presença da bactéria Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela, que provoca a doença conhecida como febre maculosa. O último caso de febre maculosa em Sapucaia tinha sido registrado em outubro de 2017.
Agentes da Vigilância Ambiental estiveram na casa da família do menino e conversaram com seus familiares sobre a doença. Eles também aplicaram um produto químico em toda a localidade.
Febre maculosa
A febre maculosa é provocada pela batéria Rickettsia, que é transmitida pela picada do carrapato-estrela - aracnídeo ectoparasita que depende do sangue de outros seres para sobreviver.
O carrapato-estrela é encontrado muito comumente em animais domésticos e também silvestres, como as capivaras, presentes ao longo do leito do Rio Paraíba do Sul, que corta a zona rural do distrito de Barão de Juparanã, onde o trabalhador, possivelmente, foi infectado.
Os principais sintomas são:
- Febre acima de 39ºC e calafrios
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Paralisia dos membros, que inicia nas pernas e pode subir até os pulmões, com chance de parar o sistema respiratório.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
512 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários