Atualidades | PAPAGOIABA
Estudante da Universidade Federal do ABC foi conduzido à delegacia por vestir camisa com símbolo nazista
Um estudante da Universidade Federal do ABC (UFACB), no interior do estado de São Paulo, foi ao campus universitário, nesta quinta-feira, 3, vestindo uma blusa com o símbolo "Sol negro", que faz referência ao nazismo.
Aluno do curso de Ciência e Tecnologia, o jovem foi impedido de entrar na sala de aula por colegas que identificaram o símbolo nazista estampado na sua camisa.
"Ao ser identificado, o estudante foi chamado para uma conversa com estes dirigentes, que também foi acompanhada por dois representantes de entidades discentes que estavam no local. Na ocasião da conversa, o estudante pediu desculpas pelo ocorrido e retirou a vestimenta que carregava o símbolo nazista", informou, em nota , a UFABC.
O universitário foi conduzido por autoridades policiais até uma delegacia para prestar esclarecimentos após o caso ter sido denunciado à polícia. A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC segue acompanhando o caso.
"A UFABC repudia a apologia aos símbolos nazistas, reitera que estes são criminosos e inaceitáveis e que a Universidade está permanentemente atenta para encaminhar medidas legais cabíveis", enfatiza a universidade.
O "Sol negro” é uma combinação de três símbolos conhecidos da ideologia nazista: a roda solar, a suástica e a runa da vitória.
O símbolo de origem nórdica foi incorporado por membros do regime nazista como forma de criar uma relação de proximidade histórica com os vikings.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
444 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários