Notícias | PAPAGOIABA
Verão com temperaturas muito altas na Costa Verde, Sul e Centro-Sul do Rio de Janeiro
O calor deve ser intenso e a previsão é de que fevereiro termine com temperaturas acima da média em todo estado do Rio de Janeiro
A estação verão começa astronomicamente às 18h48 desta quarta-feira, 21, e termina às 18h24 do dia 20 de março de 2023.
Os primeiros dias da estação mais quente do ano serão de chuva e temperaturas amenas na Costa Verde, Sul e Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Previsão é de tempo chuvoso, com pancadas de chuva durante todo o Natal.
Registrando o fim de um longo período do fenômeno La Niña, a primeira quinzena de janeiro de 2023 trará um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que terá seu eixo posicionado entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Outro sistema meteorológico que vai influenciar o verão é um Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que atua como redutor da chuva e ficará mais próximo do Brasil na segunda quinzena de janeiro e, principalmente, durante todo mês de fevereiro de 2023.
Janeiro de 2023
Para janeiro de 2023, o canal Climatempo prevê primeira quinzena com média normal de chuva na Costa Verde, Sul e Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Já segunda quinzena e influenciado pela chegada do sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul (ASAS), o verão deve registrar temperaturas altas e pouca chuva nas citadas regiões.
Fevereiro de 2023
Com o sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul (ASAS) mais próximo no Brasil, sobem as temperaturas e as pancadas de chuva devem ocorrer em resposta ao grande aquecimento da atmosfera, mas de forma irregular na Costa Verde, Sul e Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Reduzindo a frequência da chuva nas áreas litorâneas, o resultado será temperaturas muito altas durante um longo período de fevereiro.
O calor deve ser intenso e a previsão é de que fevereiro termine com temperaturas acima da média em todo estado do Rio de Janeiro.
Março de 2023
Em março de 2023, espera-se, que a organização de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul influencie o tempo no estado do Rio de Janeiro, reduzindo as altas temperaturas de fevereiro e trazendo mais chuva do que a média normal para março na Costa Verde, Sul e Centro-Sul fluminense.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
492 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários