Notícias | PAPAGOIABA
Atropelamento de recreador abre a discussão sobre a legalidade da “carreta furacão” em Barra do Piraí
O atropelamento de um recreador do ônibus conhecido como “carreta furacão”, que circula transportando crianças nas imediações do Centro de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, abriu os debates sobre a legalidade desse modelo de transporte autorizado pelo governo municipal.
O ônibus “carreta furacão”, longe de ser uma novidade em Barra do Piraí ocupa o espaço do veículo articulado que era conhecido como “baroneza”, que atuava no setor de turismo e lazer transportando crianças e também adultos, que utilizavam o veículo, principalmente, para fazer propaganda do festival de chope no Royal Sport Clube.
Os vídeos da “carreta furacão”, que circulam nas redes sociais, mostram os recreadores descendo do veículo em movimento como uma das principais atrações do passeio. Também é possível ver crianças acenando para transeuntes em situações claras de risco durante o percurso animado por temas musicais infantis.
A atuação dos recreadores da carreta furacão em Barra do Piraí
Segundo o que estabelece o Conselho Nacional de Trânsito, não é possível criar uma nova modalidade de transporte através de leis municipais ou estaduais que contrariem a regulamentação do transporte de passageiros menores de 10 (dez) anos em veículos de carga ou misto (Art. 5º, inciso VI da Resolução nº 508/2014 do Conselho Nacional de Trânsito).
Outro fator complicador na legalização da “carreta furacão” é a questão trabalhista, já que os recreadores trabalham em condições precárias de segurança exercendo suas funções dentro e fora do veículo em movimento.
Em março deste ano, na cidade de Fortaleza, no Ceará, o Ministério Público do Estado pediu a proibição dos veículos que atuam no mesmo sistema da “carreta furacão” em Barra do Piraí. Segundo o promotor de Justiça Luciano Tonet, o serviço é ilegal e contraria determinações do sistema de trânsito. Ele explicou que não existe nenhuma legislação que regulamente a atividade no país.
O atropelamento do recreador em Barra do Piraí
O jovem atropelado em Barra do Piraí, que estava fantasiado de Mickey, não teve a identidade revelada e foi levado para a Santa Casa de Misericórdia com fratura no tornozelo.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
4526 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários