Notícias | PAPAGOIABA
Missa celebra 80 anos da Igreja Matriz de São Benedito, em Barra do Piraí
Será celebrada pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique da Silva Brito e padres Carlos Alberto Gomes da Silva Júnior e Inácio Sérgio Siqueira de Lima, às 19 horas desta terça-feira, 2, na igreja de São Benedito, na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, missa em louvor aos 80 anos de inauguração e consagração da Matriz.
HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ DE SÃO BENEDITO
Em julho de 1866, com a chegada da Estrada de Ferro Dom Pedro II e inaugurações das Estações Santana de Barra e Barra do Pirahy, foi criado o Povoado São Benedito de Barra do Piraí.
Impulsionado pelo desenvolvimento com a instalação do importante entroncamento ferroviário, o Povoado São Benedito de Barra do Piraí registrou grande crescimento se tornando município de Barra do Piraí cerca de 24 anos depois, em 1890, quando ocorreu a primeira emancipação municipal da República.
A primeira capela de São Benedito foi inaugurada em 1879, no Largo da Independência, atual Praça Nilo Peçanha, onze anos antes da criação do município de Barra do Piraí.
Com o início da construção da Igreja Matriz de São Benedito, em 11 de abril de 1937, a capela foi transferida para um imóvel na mesma localidade, para onde foi levada a imagem do santo, que posteriormente foi instalada na atual igreja inaugurada em 2 de maio de 1943 com a consagração celebrada pelo bispo Dom José André Coimbra.
Misturando formas geométricas e linhas retas e verticais, a igreja foi construída no estilo francês Art Déco, surgido na década de 1920 com a valorização de materiais como cristais de rocha e pedra polida.
Na fachada frontal, uma porta em linhas retas expõe um vitral de 3 metros de altura representando a crucificação de Jesus Cristo.
Seu interior é composto por um único espaço com capela mor, capelas laterais e o coro no mezanino. Entre as capelas encontram-se os púlpitos. As portas são em madeira composta por duas folhas cegas e janelas em vidro, algumas com vitrais retratando a Paixão de Cristo e outras com basculantes.
O idealizador do projeto e responsável direto pela obra, monsenhor Clemente Müller, foi sepultado em uma cripta localizada no interior da Igreja Matriz de São Benedito.
FOTO/arquivo - FONTE/Inepac
-
Categoria
Notícias -
Cliques
979 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários