Notícias | PAPAGOIABA
Casos de covid-19 crescem no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Pará
Informação está no boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz
A nova edição do boletim semanal Infogripe, divulgado nesta segunda-feira, 27, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela um avanço do número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país. Análises laboratoriais indicam a covid-19 como a principal causa do crescimento das ocorrências entre adultos e idosos em sete estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Pará.
O levantamento da Fiocruz traz uma análise das últimas três semanas (curto prazo) e das últimas seis semanas (longo prazo).
Levando em conta os dados nacionais, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos de SRAG com diagnóstico positivo para infecção viral foi de 3% para influenza A; 3,3% para influenza B; 32,1% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 48,6% para o coronavírus causador da covid-19. Considerando apenas as ocorrências que resultaram em morte, 83,3% estiveram relacionadas com a covid-19.
Ao todo, já foram registrados no país 27.528 casos de SRAG em 2023, dos quais pelo menos 9.676 (35,1%) estão ligados a alguma infecção viral. Outros 3.180 (11,6%) ainda estão sendo analisados.
O boletim Infogripe leva em conta as notificações registradas no Sivep-gripe, sistema de informação mantido pelo Ministério de Saúde e alimentado por estados e municípios. A nova edição, disponibilizada na íntegra no portal da Fiocruz, se baseia em dados inseridos até o dia 13 de março.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
991 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários