Notícias | PAPAGOIABA
Moradores de Petrópolis preocupados com avistamentos de onça-parda e gato jaguarundi em áreas residenciais
Avistamentos de uma onça-parda (Puma concolor) e um gato jaguarundi (Puma yagouaroundi) em áreas residenciais de Petrópolis, na Região Serrana, preocupam moradores de condomínios próximos a Reserva Biológica Estadual de Araras.
FOTO/reprodução - Onça-parda e gato jaguarundi
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), acompanhados por guarda-parques da unidade de conservação percorreram os locais onde os felinos foram avistados e promoveram reuniões com a população para dar orientações sobre como proceder em encontros com animais silvestres.
Dentre as diversas técnicas para garantir a segurança, tanto do ser humano quanto dos animais, a prevenção é a primeira a ser executada. Moradores foram orientados a manter as lixeiras tampadas, os animais domésticos protegidos e sempre informar representantes do Inea e da unidade de conservação quando algum animal silvestre for localizado nas áreas residenciais.
“Precisamos entender que estes animais estão na casa deles, o ser humano que invadiu o habitat deles. A região de Araras é uma área extremamente preservada. Caso o animal esteja numa área urbana, a unidade de conservação mais próxima pode ser acionada para resgatar e avaliar o animal, que será devolvido à natureza. O importante é sempre manter a calma em uma situação de encontro”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello.
FOTO/CAPA/reprodução - Técnicos do Inea e guarda-parques da unidade de conservação promoveram reuniões com a população.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1188 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários