Espaço Cultural | PAPAGOIABA
Neste 25 de janeiro, Dia da Bossa Nova, Tom Jobim faria 95 anos
Neste 25 de janeiro, Dia da Bossa Nova, o maestro Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim, faria 95 anos.
Sendo um dos expoentes da Bossa Nova, Tom marcou a música brasileira com elementos do jazz e composições que até hoje são lembradas por muitos no mundo. Entre elas estão Águas de Março, Só Tinha de Ser com Você, ambas com a saudosa Elis Regina, e a eterna Garota de Ipanema, regravada inclusive pelo norte-americano Frank Sinatra, que o considerava um gênio. Vítima de uma parada cardíaca, Tom Jobim faleceu aos 67 anos de idade, em 1994.
A Bossa Nova, gênero musical derivado do samba, surgiu na década de 1950 por uma geração de jovens em busca de uma música que pudesse traduzir o estilo de vida no Rio de Janeiro daquela época.
Idealizada por Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto, a Bossa Nova trouxe uma simplificação do samba carioca, com elementos do Jazz norte-americano e composições com letras mais leves quando comparadas às do samba.
A música que marcou o começo da Bossa Nova é de autoria de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e é conduzida pela belíssima voz de Elizabeth Cardoso, além de contar com João Gilberto no violão. Chega de Saudade, de 1958, foi regravada posteriormente na voz de João Gilberto, ganhando mais notoriedade. Na década de 1960, a bossa nova conquistou o Brasil e o mundo.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Espaço Cultural -
Cliques
503 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários