Espaço Cultural | PAPAGOIABA

Como viver de música em tempos de pandemia do novo coronavírus?
Se viver de música no Brasil nunca foi uma tarefa considerada fácil, com a pandemia do novo coronavírus ficou ainda mais difícil, já que o setor de entretenimento foi atingido, preocupantemente, pelo impedimento de atividades em festas, eventos, boates, restaurantes, bares e casas noturnas, que eram responsáveis pela contratação dos artistas em início de carreira ou daqueles que nunca desistiram de conquistar espaço no primeiro time do cenário nacional.
Músicos e cantores, em carreiras solo ou que se apresentam como integrantes de bandas, buscam nas redes sociais, plataformas de streaming e de vídeo, e também nas chamadas vaquinhas online, fórmulas que possam proporcionar novos espaços rentáveis para suas performances em todos os gêneros musicais.
O JBP Papagoiaba conversou com Jean Marins, vocalista e criador da banda de rock West Gang, que tem em sua formação os músicos Paulinho Bahiense (guitarra), Eliazar Breda (guitarra), Anderson Sherman (baixo), Thiago Correia (bateria) e Débora Lima (produtora).
FOTO/divulgação - Jean Marins
Jean Marins relatou, que cerca de 20 shows foram cancelados desde a decretação da pandemia do coronavírus em março. O vocalista da West Gang ainda não sabe quantas apresentações ainda serão canceladas, já que em janeiro a produtora Débora Lima tinha agendado datas até dezembro. “Tem alguns shows que não foram cancelados, pois são a partir de setembro. Mas, ainda não sabemos se vão mesmo rolar”, revelou.
Sobre a renda mensal dos componentes da West Gang, Jean Marins revelou, que somente o baixista Anderson Sherman vive exclusivamente da música e, por ser o mais atingido pela crise, vem recebendo apoio da banda. “Mesmo com outras profissões todos nós temos enfrentado problemas com compromissos financeiros, já que hoje perdemos, certamente, mais de 50% de nossos ganhos mensais”, acrescentou.
Falando sobre os resultados financeiros das lives nas redes sociais ou das apresentações em plataformas de streaming e de vídeo, Jean Marins explicou, que já houve algumas tentativas, porém, é um trabalho que demanda tempo e também apoio de patrocinadores, que nem sempre estão dispostos a participarem de shows com músicos sem projeção nacional.
FOTO/divulgação - West Gang
Bastante conhecida no circuito dos motociclistas, a West Gang estreou, há 6 anos, no Moto Rock Chiador. De lá para cá a banda se apresentou em eventos como Ostracycle, Búzios Biker Fest, Imperial Moto Fest, Moto Rock Saquarema, Tubarões Biker Fest, Diveneta Moto Fest, Moto Rock Além Paraíba e Encontros Nacionais de Motociclistas de Sumidouro e de Juiz de Fora. Outros shows da West Gang aconteceram no Food Park Carioca, Shopping Nova Iguaçu, Feira Gastronômica Itinerante do Valqueire, além de festas particulares.
FOTO/CAPA/divulgação - West Gang em Saquarema, na região dos Lagos.
-
Categoria
Espaço Cultural -
Cliques
1321 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários