Espaço Cultural | PAPAGOIABA
Banda Filarmônica Moreira Lopes comemora 101 anos de história em Barra do Piraí
Neste domingo, 2, a Banda Filarmônica Moreira Lopes completou 101 anos de história; ela foi fundada em 1922, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
Sob a coordenação do maestro Rafael Persan, a banda perpetua gerações mantendo uma escola de música, que garante aulas gratuitas aos munícipes, trabalhando a formação musical e a consciência cidadã por meio da arte. "Músicos idealistas juntaram utopias para dar início à realização de um sonho coletivo que, num primeiro momento, se apresentava distante: formar uma Banda em Barra do Piraí. Aos poucos a ideia foi tomando corpo com o apoio dos abnegados que abraçaram o sonho ajudando a concretiza-lo", comenta Rafael.
Desde o dia 02 de Julho de 1922, a Banda Moreira Lopes vem escrevendo uma história admirável de dedicação à música, com o objetivo de mostrar a capacidade que tem uma banda de se adaptar aos mais variados e diferentes estilos.
Além disso, nestes mais de 100 anos têm apresentado concertos que vão desde os eruditos — passando pelos temáticos, até os contemporâneos; lançando repertórios em homenagem aos músicos e ao público que flerta com o universo popular contemporâneo.
Da sua história de vida constam vários concertos, sendo inúmeros deles fora do município, como os da cidade do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, São Paulo-SP e Rio Preto-MG, gravação de CD na Rádio MEC em parceria com ASBAM, Encontro de Bandas no Forte de Copacabana, na Zona Sul carioca, e a abertura do Encontro de Bandas em Nova Friburgo, na Região Serrana. "Hoje à Filarmônica Moreira Lopes é uma realidade. Cabe aqui, a expressão da gratidão aos que já se foram e deixaram seu legado. Agora ela existe e pretende levar o nome de Barra do Piraí para além de suas fronteiras. “Sonhar é preciso”, conclui Persan.
Serviço
Para se matricular e participar das aulas gratuitamente, os interessados devem se dirigir até a sede da SMML que fica na Avenida Tiradentes, nº 148, no Centro. A referência é a Rua do Cemitério, ao lado do Sindicato.
A idade mínima exigida é de 11 (onze) anos e o processo deve ser realizado às quartas-feiras. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência e 1 foto 3x4, todos originais e cópia.
A sociedade funciona às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 16h às 22h e às terças, das 19h às 22h. Maiores informações podem ser obtidas no telefone (24)99943-7016, em horário comercial ou na própria sede.
FOTO/divulgação
-
Categoria
Espaço Cultural -
Cliques
567 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários