Atualidades | PAPAGOIABA

Dono de hospital do Amazonas recebe agentes da PF a tiros na sua casa em Manaus
O empresário Nilton Costa Lins Júnior, alvo da operação da Polícia Federal contra desvios de verbas da covid-19 em Manaus, no Amazonas, recebeu a tiros os agentes que foram à sua casa, na manhã desta quarta-feira, 02, para cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra ele.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, também são alvos da Polícia Federal, que cumpre 19 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária nas cidades de Manaus, no Amazonas, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A operação da PF foi autorizada pelo ministro Francisco Falcão, relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o processo tramita devido ao foro privilegiado do governador do Amazonas. O magistrado determinou ainda a prisão temporária de seis investigados, com prazo de cinco dias, bem como a quebra de sigilo bancário e fiscal de 27 pessoas e empresas. Houve, também, sequestro de bens e valores no montante de R$ 22,8 milhões.
A peça de acusação, assinada por Lindôra Araújo, foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República em julho.
Segundo a PF, há indícios de que funcionários da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas realizaram contratação fraudulenta para favorecer um grupo de empresários locais na montagem de um hospital de campanha, sob orientação da cúpula do governo do estado.
Os contratos assinados em janeiro de 2021 com o governo do Amazonas para serviços de conservação e limpeza, lavanderia hospitalar e diagnóstico por imagem no hospital de campanha têm indícios de irregularidades no processo licitatório, prática de sobrepreço e não prestação de serviços contratados, de acordo com os investigadores.
Os indiciados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato e pertencimento a organização criminosa e, se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão.
FOTO/reprodução - Empresário Nilton Costa Lins Júnio
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
691 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários