Atualidades | PAPAGOIABA

União Europeia proíbe tatuagens coloridas por causa de riscos à saúde
Entra em vigor na União Europeia (UE), nesta terça-feira, 4, uma lei que proíbe o uso de tintas coloridas em tatuagens. O motivo da proibição são os produtos químicos encontrados nas tintas coloridas usadas por tatuadores.
O Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH, na sigla em inglês) da UE lista como proibidos 4 mil produtos químicos normalmente usados em tintas de tatuagem coloridas.
O órgão regulador disse que os produtos químicos — alguns dos quais já proibidos em produtos aplicados sobre a pele — podem causar "câncer ou mutações genéticas".
O movimento é preventivo e pode ser revertido. O REACH fez um esforço para esclarecer que "o objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar as cores usadas em tatuagens e nas maquiagens permanentes mais seguras".
Os fornecedores de tintas têm até 4 de janeiro de 2023 para encontrar produtos químicos diferentes aprovados pelo REACH para criar as mesmas cores usadas em estúdios de tatuagem.
O Reino Unido, que deixou a UE, não está seguindo imediatamente a decisão do bloco.
Especialistas em Saúde do país estão pedindo os fabricantes e os artistas de tatuagem a enviar informações sobre a segurança da tatuagem e os ingredientes encontrados na tinta.
Os legisladores do Reino Unido querem saber mais sobre o assunto antes de decidir se também vão proibir certos produtos químicos encontrados nas tintas.
ANVISA
Em 2013, uma Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinava a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todas as tintas para tatuagem da marca Supreme, da empresa Tseva. A proibição foi adotada por causa de uma ação do Ministério Público de São Paulo contra a empresa Tseva. Na época, um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontou a presença de metais altamente tóxicos como titânio, chumbo, cádmio, mercúrio e nióbio no material.
Os riscos das tatuagens estão na maioria dos casos relacionados com as tintas utilizadas, que podem ser tóxicas para o organismo. Além disso, dependendo do tatuador e das condições do ambiente, pode não haver a higiene necessária para o procedimento, aumentando o risco de infecções e complicações após a realização da tatuagem.
As tintas vermelhas, laranjas e amarelas são as mais perigosas porque contém composto azólico que se desintegram quando expostas ao sol, espalhando-se pelo corpo e podendo aumentar o risco de câncer.
As cores verde e azul em tons metálicos contêm níquel e, por isso, podem causar alergia de contato, sendo proibido em muitos cosméticos e bijuterias.
Já a cor preta, apesar de ter menos riscos, contém substâncias tóxicas como carbon black, à base de petróleo, alcatrão e borracha, que aumentam as toxinas no corpo, facilitando o surgimento de doenças.
Apesar disso, os riscos da tatuagem podem ser diminuídos ao realizar a tatuagem com um profissional conhecido e qualificado e que tenha bons equipamentos, tintas e condições de higiene.
Cuidados ao fazer uma tatuagem
- Exigir que todo o material seja novo e descartável, evitando materiais que são esterilizados e reutilizados;
- Fazer a tatuagem com um profissional devidamente capacitado e que mantenha as boas condições de higiene do espaço;
- Não fazer tatuagem em cima de pintas ou manchas, porque isso pode dificultar a visualização de alguma alteração no tamanho, forma ou cor da pinta;
- Aplicar uma pomada ou creme cicatrizante ou antibiótica após a sua realização e durante 15 dias;
- Aplicar uma boa camada de protetor solar, sempre que se expor ao sol, para proteger a pele e evitar que a tattoo desbote;
- Não frequentar a praia ou piscina nos primeiros 2 meses pra diminuir o risco de infecções;
- Não doar sangue durante 1 ano após a realização da tattoo.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
751 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários