Atualidades | PAPAGOIABA

Uma em cada quatro espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção na Mata Atlântica
Segundo um estudo publicado pelo IBGE, 24% da fauna e flora da Mata Atlântica estão sob risco; número corresponde a uma em cada quatro espécies.
A Mata Atlântica é o bioma brasileiro com o maior número de espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção. Segundo um estudo publicado pelo IBGE, 24% de sua fauna e flora estão sob risco. Isso corresponde a uma em cada quatro espécies.
FOTO/reprodução - Mapa da Mata Atlântica no Brasil
No Brasil são reconhecidas um total de 50.313 espécies de plantas e 125.251 espécies de animais. Dessas, só 11% da fauna e 15% da flora foram avaliadas no estudo “Contas de ecossistemas: espécies ameaçadas de extinção no Brasil”.
Segundo o IBGE, três fatores ajudam a entender porque a mata atlântica é líder em espécies ameaçadas: há um histórico de conversão de terrenos, ou seja, desmate para outro uso da terra; a mata atlântica é o bioma com a maior proporção de perda, o que resulta em maior ameaça das espécies.
- Há um histórico de conversão de terrenos, ou seja, desmate para outro uso da terra; a mata atlântica é o bioma com a maior proporção de perda, o que resulta em maior ameaça das espécies;
- As características e diversidade do bioma são muito grandes, como muitas espécies restritas à mata atlântica. Isso as torna mais suscetíveis a extinção;
- No bioma estão os maiores centros urbanos do país, e por isso se conhece e se estuda mais espécies.
O estudo do IBGE classifica o risco de extinção de animais e plantas em três categorias: vulnerável, com 1.148 espécies nessa classificação; em perigo – 2.270 (entre elas, o pau-brasil); criticamente em perigo – 1.042.
O IBGE levou em conta os dados do Ministério do Meio Ambiente, que publica portaria das espécies consideradas em risco de extinção.
A pesquisa considerou ainda as listas nacionais dos órgãos responsáveis para avaliar espécies no país: o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para a fauna, e Centro Nacional de Conservação da Flora, do Jardim Botânico do Rio para a flora; e a Fundação SOS Mata Atlântica, que é uma organização não-governamental criada em 1986 cuja missão é a de defender a Mata Atlântica do Brasil, conservando os patrimônios naturais e histórico, buscando um desenvolvimento sustentável que possa preservar a fauna e flora.
FOTO/divulgação
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
693 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários