Atualidades | PAPAGOIABA
Presidente de Portugal confirma que sugestão de tecnólogo de Barra do Piraí está sendo estudada pela Casa Civil
Inaugurada em 11 de maio de 1945, a Estrada Nacional 2 é a “Route 66” de Portugal, uma alternativa interessante para quem procura aventura de verão.
Estrada Nacional 2 - FOTO/reprodução
A assessora para Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades Portuguesas, jornalista Maria João Ruela, enviou ao tecnólogo em Gestão Pública, Luís Otávio Britto, um comunicado em nome do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, confirmando, que a Casa Civil estuda, com atenção, a sugestão para renomear a estrada chamada de Estrada Nacional (EN) 2, como Estrada Nacional Poeta Luís Vaz de Camões, que teria em seus 739 quilômetros de extensão, outdoors com trechos de obras do poeta.
Assessora para Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades Portuguesas, jornalista Maria João Ruela - FOTO/reprodução
“Essa estrada passa por 11 estados, que lá são distritos e por 35 cidades, que lá são concelhos, além de várias cordilheiras e rios. É a estrada mais extensa do país ligando Portugal de norte a sul e é a 3ª maior do mundo. Percorrê-la permite conhecer a riqueza de seu paisagismo com sua enologia, religião, história, cultura e gastronomia. Ela é como a famosa Rota 66 dos Estados Unidos”, ressaltou Britto, acrescentando: “E eu acredito que a estrada sendo rebatizada com o nome desse poeta vai incentivar que turistas de várias partes do mundo se interessem mais em conhecê-la, além de promover a cultura e o turismo de toda aquela região. O turismo é indutor de crescimento econômico e a retomada da economia, após essa pandemia, é muito importante para a recuperação de Portugal”.
A sugestão também já foi encaminhada por Luís Otávio Britto aos deputados da Assembleia da República Portuguesa, Ascenso Luís Seixas Simões (PS) e Artur José Montenegro Soveral Freire de Andrade (PSD), que participam de comissões voltadas ao processo de recuperação econômica e social do país e das comunidades Portuguesas.
Tecnólogo em Gestão Pública, Luís Otávio Britto - FOTO/reprodução
Britto também já fez contato com os 35 presidentes das câmaras municipais das cidades cortadas pela estrada nacional, entre elas a de Viana do Alentejo, onde a chefe da Divisão de Desenvolvimento Social e Humano daquela Câmara Municipal, que no Brasil equivalem às prefeituras, Edite de Souza Padeirinha, declarou ser louvável o entusiasmo de Luís Otávio neste processo de internacionalização da EN2. “Julgo que a idéia de incluir ao longo de toda a Rota EN2 poemas do poeta Luís Vaz de Camões, permitindo ainda a participação de poetas locais, é certamente digna de apresentar junto da Associação dos Municípios parceiros, pelo que contaremos fazê-lo numa das próximas reuniões da Associação”, ressaltou Edite de Souza Padeirinha.
Tornar a estrada N2 conhecida internacionalmente é um projeto turístico de Portugal que tem sido liderado por um morador de Santa Marta de Penaguião, Dr. Luís Machado, que criou a associação de municípios cortados pela estrada. “Rebatizar essa estrada com o nome desse famoso poeta português colocando os outdoors com seus poemas e também dos poetas residentes nas cidades cortadas por ela, vai realçar o patriotismo, a união de todos em prol do turismo e valorizar a cultura portuguesa. Sou neto e bisneto de portugueses, de Vila de Chaves, que também é o ponto de partida e marco zero dessa estrada. Daí eu ter laços afetivos e um carinho muito grande com o povo e a cultura daquele país”, justificou Luís Otávio, que já prepara outro projeto para que a cidade de Resende, no Sul Fluminense, onde tecnólogo em Gestão Pública, Luís Otávio Britto, natural de Barra do Piraí, é servidor público, possa ser declarada 'cidade-irmã' da cidade portuguesa também chamada Resende, no Norte de Portugal.
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
1218 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários