Atualidades | PAPAGOIABA

Operação da PF prende vereador e policiais militares envolvidos com milícia na Baixada Fluminense
Uma operação da Polícia Federal (PF), apoiada pela Corregedoria da Polícia Militar e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ), prendeu, nesta quinta-feira, 10, onze suspeitos de integrarem uma milícia que atua na Baixada Fluminense.
Com 19 mandados de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, nas cidades do Rio de Janeiro, Nilópolis e Mesquita, a operação mobilizou cerca de 150 policiais federais.
Entre os presos está o vereador Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o Maurinho do Paiol (PSD), que é policial militar da reserva e vice-presidente da Câmara Municipal de Nilópolis.
Maurinho do Paiol é apontado como líder da milícia. "A cúpula dessa organização é formada por agentes públicos e políticos da Baixada Fluminense", disse o delegado Heilel Martins, que preside o inquérito da PF.
Segundo as investigações, os agentes públicos e políticos envolvidos com o grupo dividiam regiões em lotes de exploração. "Agiam de diversas maneiras, como informações privilegiadas para garantir que pessoas a eles vinculadas explorassem serviços públicos e privados", afirmou a promotora do Gaeco, Mariana Segadas.
Entre os alvos dos mandados estão policiais militares lotados no 41°BPM (Irajá), 20°BPM (Mesquita) e 9°BPM (Rocha Miranda). "A Polícia Militar não coaduna com essa prática de desvio de conduta com seu público interno e diuturnamente a corregedoria irá agir de forma preventiva com a intenção de identificá-los e posteriormente processá-los", afirmou o subcorregedor operacional da PM, tenente coronel Renato Assis.
Na casa do vereador Maurinho do Paiol foi apreendida uma escopeta. O político também é investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada por possível participação em um homicídio considerado pelas autoridades policiais como “crime político”.
A milícia supostamente liderada pelo vereador de Nilópolis tem como principais atividades de exploração econômica os serviços de internet clandestina (gatonet), venda de botijão de gás e transportes de mototáxi.
A Câmara Municipal de Nilópolis divulgou nota após a prisão de Maurinho do Paiol. "Informamos que aguardamos comunicado oficial da defesa do vereador e da autoridade judiciária responsável pela investigação para que, de posse das tipificações penais do caso, possamos analisar, sob a ótica do Regimento Interno, eventuais medidas cabíveis", disse a Casa Legislativa.
Já o Partido Social Democrático (PSD) informou que o vereador será expulso: "A executiva do PSD Rio informa que, após a prisão do vereador Mauro Rogério Nascimento de Jesus, vai expulsar o parlamentar do partido".
FOTO/reprodução
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
531 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários