Atualidades | PAPAGOIABA
Desmatamento da Amazônia em fevereiro é o maior registrado pelo INPE desde 2015
O acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal em todo o mês de fevereiro de 2023 foi de 322 km², segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).
Essa é a maior marca para fevereiro em toda a série histórica, iniciada em 2015. O número equivale aproximadamente ao tamanho da área da cidade de Fortaleza, no Ceará.
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área total de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.
Os alertas foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).
Segundo os dados do Inpe, o Mato Grosso foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 162 km². Em seguida vieram Pará e Amazonas, com 46 km² cada, Rondônia, com 28 km², e Roraima, com 31 km².
Já o Acre e o Maranhão tiveram aproximadamente 4 km² sob alerta cada.
Em nota, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima disse que juntamente com o Ibama, ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro tomará medidas para responsabilizar e embargar imóveis com desmatamentos que não possuírem autorização válida.
FOTO/reprodução - Incêndio florestal na Amazônia Legal.
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
1817 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários