Atualidades | PAPAGOIABA

Autoridades de Saúde do Japão alertam que “vírus comedor de ânus” mata em 30% dos casos
Autoridades de Saúde do Japão emitem alerta para aumento de casos da síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), tratado popularmente no país como “vírus comedor de ânus”.
Nos primeiros dois meses de 2024 foram detectados no país cerca de 941 casos da STSS, que segundo cientistas japoneses é o motivo de tanta preocupação.
Com ação rápida e fulminante, o vírus, que na verdade é uma super bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes ou estreptococo do grupo A, atua no ânus, órgãos genitais, garganta e pele, sendo fatal em 30% dos infectados de acordo com especialistas, que ainda não sabem como atuar contra a doença misteriosa.
Os sintomas causados pela infecção vão desde febre e dificuldade respiratória a disfunção renal e hepática. Também causa confusão mental, baixa pressão arterial, dores musculares e até vômitos.
É mais comum que a super bactéria ataque idosos a partir de 65 anos. Entretanto, novos casos com pacientes com menos de 50 anos têm deixado as autoridades alarmadas. No pior registro, um adolescente de 14 teve que amputar as mãos e os pés em razão do choque tóxico causado pela infecção.
“Há muita coisa que não sabemos sobre a infecção. Sobretudo essa forma fulminante de ataque, graves e repentinas. Também não temos ainda condições de explicar”, publicou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado recente.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
1722 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários