Atualidades | PAPAGOIABA
Alerta chinês sobre um novo vírus e outra pandemia é publicado em revista científica dos EUA
A revista científica "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA, publicou, nesta segunda-feira, 29, estudo de pesquisadores chineses reconhecendo a possibilidade de uma nova pandemia, desta vez provocada pelo novo vírus chamado, inicialmente, de G4, que é um derivado do H1N1, responsável pela gripe suína que matou cerca de 250 mil pessoas no mundo em 2009.
Segundo o estudo, a variação do H1N1 encontrada em porcos, possui capacidade de infectar seres humanos e já teria infectado trabalhadores chineses da indústria pecuária suína.
De 338 operários que se submeteram ao teste, uma parcela de 35 (10,4%) apresentou anticorpos para o G4 EA H1N1. Entre os mais jovens, de 18 a 35 anos, a prevalência foi o dobro, de 20%.
O monitoramento de vírus em porcos faz parte de um trabalho de rotina da vigilância em gripe na China, já que esses animais são considerados os "caldeirões" biológicos onde tipos diferentes de influenza se misturam e adquirem novas características. Poucos vírus, porém, ganham o status de risco que o G4 EA H1N1 recebeu.
Os cientistas, responsáveis pela descoberta do G4 EA H1N1, afirmam, que são necessárias medidas urgentes para que o vírus não comece a se espalhar. "Controlar os vírus G4 EA H1N1 prevalentes em porcos e monitorar populações humanas, especialmente trabalhadores na indústria da pecuária suína, são medidas que devem ser implementadas com urgência", alertam os autores do estudo científico.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
2167 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários