Espaço Cultural | PAPAGOIABA
FotoRio completa 20 anos com seis exposições em centro cultural do RJ
Inaugurado neste sábado, festival ficará aberto até 15 de outubro
O FotoRio será inaugurado neste sábado, 26, às 15 horas. As exposições ficarão abertas ao público até o dia 15 de outubro, de terça-feira a domingo, de 11h às 19 horas. O festival tem coordenação de Erika Tambke, Ioana Mello, Marina Alves, Milton Guran, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Thomas Valentin e conta com patrocínio do Itaú, com apoio do Consulado Geral de França e do ‘Institut Français’. “Em 2023, chegamos à marca de 1.200 exposições, projeções e palestras em mais de 100 locais diferentes, como museus, centros culturais e locais alternativos do Rio de Janeiro”, disse o fundador do festival e um dos curadores do evento deste ano, Milton Guran.
FotoRio
Mais antigo festival de fotografia em atividade no Brasil, o FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, completa 20 anos de criação com seis exposições no Centro Cultural Justiça Federal, na Capital fluminense. Das seis mostras, quatro são de artistas estrangeiros e duas das brasileiras Aline Motta, Masina Pinheiro e Gal Cipreste Marinelli, artistas que transitam por foto-escultura, cinema, educação e música.
As mostras internacionais têm trabalhos do cineasta e fotógrafo iraniano Morteza Niknaha, da documentarista colombiano Federico Rios Escobar, da artista francesa Camille Gharbi e da fotógrafa africana baseada em Viena, na Áustria, Belinda Kazeem-Kaminski.
Arte Masina e Gal – FOTO/Masina e Gal/Divulgação
As mostras contam com um QRCode, por meio do qual os visitantes podem conferir comentários e textos sobre o trabalho exposto, além de audiodescrição da obra. No dia da abertura, as artistas Belinda Kazeem-Kaminski, Camille Gharbi, Masina Pinheiro, Gal Cipreste Marinelli e as curadoras Erika Tambke, Ioana Mello e Marina S. Alves farão uma visita comentada, com tradução em português e em Libras.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Espaço Cultural -
Cliques
1230 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários