Notícias | PAPAGOIABA
PRF prende jovem transportando doze pássaros trinca-ferro capturados em Santa Rita de Jacutinga
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, no km-227 da Via Dutra, em Piraí, no Sul Fluminense, doze pássaros da espécie trinca-ferro, que foram capturados nas matas de Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais.
Os pássaros estavam divididos em quatro gaiolas encontradas em um Peugeot, com placa do Rio de Janeiro, que era conduzido por um jovem de 22 anos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O motorista, o veículo e os pássaros apreendidos foram levados para a 94ª Delegacia de Polícia, em Piraí. Ele deverá responder pela captura e transporte ilegal da espécie protegida pelas leis ambientais, que chega a ser vendida por R$ 20 mil no mercado negro, e também por conduzir veículo sem CNH.
TRINCA-FERRO
FOTO/divulgação
Nome Científico: Saltator similis
Família: Thraupidae
Ordem: Passeriformes
Distribuição: No Brasil, ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul e central. Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Habitat: Vive à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.
Alimentação: Sementes, frutos e brotos.
Reprodução: Os ovos são lustrosos, de campo azul esverdeado e com uma estreita coroa de rabiscos e pontos pretos. A postura é de 2 a 3 ovos, entre 10 a 15 dias de incubação.
Saiba mais: O trinca-ferro, também conhecido como pixarro, mede até 20 centímetros de comprimento. Ele tem o bico forte, daí o nome trinca-ferro, e o lado superior verde exceto a cauda, garganta branca (às vezes amarelada no centro).
Ele pertence a uma grande família, que inclui uma vasta quantidade de pássaros granívoros e alguns dos melhores pássaros canoros (canto melodioso) do nosso continente.
O canto, com estrofe de cinco assobios (sendo o segundo e o penúltimo mais altos), potente está ganhando espaço entre criadores. Esta espécie se associa a bandos mistos e canta do alto das copas.
CONHEÇA A LEGISLAÇÃO
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1190 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários