Notícias | PAPAGOIABA
Operação da Polícia Civil prende fraudadores da licitação para o Projeto Novo Olhar, da Fundação Leão XIII
Uma operação da Polícia Civil, em parceria com a Controladoria Geral do Estado e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, cumpre 7 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão contra empresários e um pregoeiro que participaram de licitações no valor de R$ 66 millhões para a compra de óculos e exames oftalmológicos do Projeto Novo Olhar, da Fundação Leão XIII.
De acordo com as investigações, as empresas, Servlog Rio Consultoria e Assessoria Empresarial LTDA, Tecebrás Serviços Eirelli, Grupo Galeno Distribuidora de Material Médico e Riomix 10 Serviços, forjavam aparência de competitividade às concorrências, para que, ao final, a empresa vencedora fosse a Servlog Rio.
As empresas também não prestavam a assistência contratual, realizando exames fajutos e prometendo óculos que nunca foram entregues aos atendidos no Programa Novo Olhar, da Fundação Leão XIII. As licitações foram para a aquisição de 560 mil armações de óculos, 560 mil consultas oftalmológicas e 560 mil exames de glicemia.
A empresa Servlog Rio Consultoria e Assessoria Empresarial LTDA, que lucrava com o esquema desde o governo Luiz Fernando Pezão (MDB), teve o contrato renovado até 2020 pelo governador Wilson Witzel (PSC).
Os mandados expedidos pela 26ª Vara Criminal da Capital estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, Capital, Araruama, Região dos Lagos, Angra dos Reis, Costa Verde, e Resende, no Sul Fluminense.
CAMPANHA ELEITORAL COM O PROJETO NOVO OLHAR
O projeto Novo Olhar, criado pela Fundação Leão XIII para dar assistência às populações de baixa renda, através de programas sociais e de apoio à saúde, visando elevar o nível de vida, integração social e o resgate da cidadania, vem sendo utilizado como peça publicitária de campanha eleitoral, principalmente, por vereadores e deputados estaduais com bases eleitorais no Sul e Centro-Sul Fluminense.
Em junho deste ano o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) condenou o deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) FOTO a multa de cinco mil UFIR (R$ 5,3 mil) por conduta vedada a agente público nas eleições gerais de 2018.
O parlamentar foi acusado de ter vinculado sua candidatura ao Projeto Novo Olhar, ação de atendimento oftalmológico da Fundação Leão XIII, do Governo do Estado, que foi realizado nas cidades da região em 2018.
Recentemente, o vereador de Mendes, Luiz Antônio Rebello (PPS) FOTO, publicou, com bastante alarde, em sua página pessoal no aplicativo Facebook, que o deputado estadual Welberth Rezende (PPS) atendeu seu pedido para levar o Projeto Novo Olhar até a população carente do município.
Segundo o vereador, o Projeto Novo Olhar é de grande importância para a população, se levado em conta seu real objetivo, pois a detecção de problemas visuais em crianças, adultos e idosos de forma preventiva e corretiva diminui os impactos cognitivos e sociais negativos na vida dessas pessoas.
FOTO/CAPA/divulgação
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1250 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários