Notícias | PAPAGOIABA

Banda Faixa Etária iniciou turnê 2025 com show no encontro de motociclistas de Paracambi
Em agosto serão 27 anos de estrada e muitas histórias da Faixa Etária
Iniciando a turnê 2025 com show no sábado, 29, no encontro de motociclistas de Paracambi, na Baixada Fluminense, a Banda Faixa Etária, formada por músicos de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, apresenta um repertório recheado de os grandes clássicos do rock internacional e nacional.
Com uma nova proposta visual projetada pelo estúdio da Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), a Faixa Etária tem shows agendados até dezembro nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais em encontros de motociclistas, festivais de rock e festas municipais tradicionais. “Na turnê 2025 teremos novidades como músicas pop e dançantes, mas sem esquecer o bom e velho rock'n roll. Novos elementos de produção também estão programados”, diz a vocalista Zell Palmar.
A paixão pelo rock de excelência e o afeto dos fãs, segundo o baterista, Fabrício Araújo, explicam a duradoura jornada da banda, que começou no extinto Colégio Monteiro Lobato e teve poucas mudanças na formação. A banda é um hobby, porém sério, na vida de profissionais com carreiras consolidadas. Fabrício Araújo é advogado; Zell Palmar é diretora de escola em Niterói; Philipe Nunes (guitarra) atua no mercado financeiro; e Robinson Rocha é músico profissional. “Nós apostamos numa autenticidade musical marcante e um estilo singular, fundamentado na energia e no talento dos membros do grupo”, comenta Fabrício Araújo.
Ao longo da longa trajetória da banda, destacam-se apresentações em eventos especiais da TV Globo, como o programa Amazônia, além de ter sido eleita a melhor banda de pop rock do extinto Domingão do Faustão. A banda se apresentou quatro vezes durante as festas de réveillon em Niterói, diante de uma plateia que ultrapassou 400 mil pessoas. Também foi reconhecida como a melhor banda em um festival de rock no Grande Rio, organizado por uma marca de cerveja, e teve a oportunidade de fazer aberturas para grandes ícones do rock nacional, entre outras conquistas. “O grande choque foi quando tivemos de tocar para milhares de pessoas no campo de futebol da Sociedade Esportiva de Búzios. A atração principal era o sambista Jorge Aragão. Poucas horas antes do espetáculo ele enfartou, veio para o Rio e nós, uma banda de rock, tivemos de segurar a noite. Foi um sucesso, ninguém arredou o pé do campo, graças a Deus. Fomos aplaudidos pelo público e efusivamente abraçados pelos organizadores”, recorda o guitarrista Philipe Nunes.
Desde 2008, a Faixa Etária ensaia as novas canções do repertório no Estúdio Riviera, em Santa Rosa, que também atua com sonorização e montagem de som nos palcos. Diretor do estúdio, o guitarrista e produtor musical Felipe Braga também é o substituto do quase xará Philipe Nunes na guitarra da Faixa Etária. No momento, o grupo está em estúdio produzindo novas canções para o repertório de 2025. “Trabalho com a Faixa Etária há bastante tempo, com a produção de áudios e ensaios. Percebo uma preocupação do grupo com a qualidade dos arranjos, bem como com a renovação do repertório. A banda busca sempre atender ao público que a acompanha. Há uma preocupação constante com a qualidade da execução das músicas”, comenta Felipe Braga, que há 27 anos trocou a gerência de um banco pela produção musical.
Para a turnê 2025, a Faixa Etária terá uma nova produção fotográfica para uso nas redes sociais, no material de divulgação e na imprensa. As fotografias foram feitas no estúdio da SFF, que há 80 anos funciona na Rua Dr. Celestino, no Centro de Niterói, no primeiro edifício projetado para a fotografia no Brasil. Abriga, portanto, a primeira galeria construída para a fotografia. A produção fotográfica é de Antônio Machado, o Toninho, presidente da SFF. “A SFF é uma referência e um arquivo da História do Brasil, inclusive nas produções de artistas, dos novatos aos consagrados nacionalmente”, explica.
Na agenda de shows da Faixa Etária estão Paracambi, Leopoldina (MG), Aventureiro (MG), Sapucaia (no distrito de Aparecida, ou Aparecidinha), Angra dos Reis, Sumidouro, Penedo, Cabo Frio, Cordeiro, Cruzília (MG), São Tiago (MG) e São José do Vale do Rio Preto, entre outros em negociação ou a serem confirmados. “Faixa Etária é vibração máxima para um rock puro!”, garante o radialista e humorista Maurício Menezes, roqueiro que acompanha a banda há anos.
FOTO/CAPA/divulgação - Antônio Machado (SFF) - DETALHES/Papagoiaba
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1182 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários