Notícias | PAPAGOIABA
Secretaria de Saúde descarta caso de “varíola dos macacos” em Barra do Piraí
A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, no Sul fluminense, descartou, na tarde desta quinta-feira, 21, a suspeita de infecção pelo vírus monkeypox, conhecido como vírus da “varíola dos macacos”, em uma paciente internada há uma semana no setor de isolamento da Casa de Caridade Santa Rita de Cássia – Santa Casa.
Com o resultado negativo para o vírus monkeypox, o governo municipal publicou esclarecimentos sobre o caso, que vinha sendo alvo de muitos boatos sobre a presença da doença no município. A Secretaria Municipal de Saúde salientou que mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos da doença em Barra do Piraí.
“Varíola dos Macacos”
FOTO/reprodução - Infecção pelo monkeypox, o vírus da “varíola dos macacos”
A “varíola dos macacos” é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.
A erupção cutânea passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, com posterior cicatrização. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. O período de incubação é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Em caso de suspeita da doença, o paciente deve ser isolado até o desaparecimento completo das lesões.
O tratamento é baseado em medidas de suporte, com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e sequelas.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
581 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários