Notícias | PAPAGOIABA
Dia Mundial de Combate à Tuberculose - o Rio de Janeiro é o estado onde a doença mais mata no país
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados nesta quinta-feira, 24 - Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Rio de Janeiro é o estado onde a tuberculose mais mata no país - foram 805 óbitos em 2021, 765 em 2020 e 659 em 2019.
O aumento no número de mortes por tuberculose nos municípios fluminenses tem como principais causas: pobreza; desnutrição; más condições sanitárias; alta densidade populacional e redução dos diagnósticos e consequentemente dos tratamentos, provocada, principalmente, pelos dois anos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
A interrupção no tratamento causada pela necessidade de busca da subsistência também colaborou com o aumento de casos de morte por tuberculose.
.Atualmente, o estado do Rio ocupa a segunda posição no número de registros da doença. No ano passado, 15.456 casos foram notificados, sendo 12.590 deles novos. O número representa um crescimento de 7,7% em comparação com 2020, quando foram registrados 14.356 casos.
A maior parte dos casos registrados no estado no ano passado ocorreu na Região Metropolitana I, que inclui a capital e os municípios da Baixada Fluminense. Foram 75,7% dos registros em uma área que conta com mais de 60% da população do Rio de Janeiro.
O governo do estado anunciou a transferência de R$ 19,5 milhões para os 92 municípios do Rio de Janeiro para a implementação de políticas de segurança alimentar para os pacientes em tratamento. Trata-se de uma cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e que integra o Plano Estadual de Enfrentamento à Tuberculose.
A parceria conta ainda com a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), que destinará R$ 246,3 milhões oriundos de verbas parlamentares para o combate à doença nos próximos cinco anos.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
554 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários